quinta-feira, 24 de setembro de 2009

violência.


“Entender a violência entre outras coisas, como fruto da nossa horrenda desigualdade social, não nos leva a desculpar os criminosos, mas poderia ajudar a decidir que tipo de investimentos o estado deve fazer para enfrentar o problema: incrementar a violência por meio da repressão ou tomar medidas para sanear alguns problemas sociais gravíssimos?”
(Maria Rita Kehl, folha de S. Paulo)

Bom, eu entendo que medidas de repressão deveriam ser tomadas no combate a qualquer forma de violência. Nesse aspecto sou radical assumido.
Penso que a ousadia dos bandidos chegou a níveis inaceitáveis. Eu mesmo já fui assaltado três vezes, sendo que, nas duas últimas vezes em uma rua super movimentada as 4h da tarde. Se antes a presença de outras pessoas na rua intimidava a ação desses ladrõezinhos pé-de-chinelo, que roubam 10 reais para comprar droga, hoje nem isso intimida mais.
Chegamos à um estágio em que nem a polícia intimida mais esses vagabundos, que muitas vezes destroem muitas vezes a própria família e também a dos outros. Se o estado fosse mais rígido na repressão à violência, talvez eles pensariam duas vezes antes de cometerem crimes.
Se cada vez que fizessem uma rebelião, entrassem atirando igual fizeram aquela vez no Carandiru, como diria meu amigo Kitaum, pensariam não uma, nem duas, nem três, mas dezoito vezes antes de meter fogo nos colchões e se rebelarem. E fodam-se os direitos humanos, porque para mim quem mata, seqüestra, estupra e assalta não é humano.
Como me dá raiva ver alguns advogados querendo falar de direitos humanos quando acontece algo com um bandido. O “engraçado” é que à família que teve seu ente querido morto, seqüestrado ou estuprado, eles não ligam a mínima, mas o bandido tadinho, apanhou da polícia, está numa cela superlotada e blá blá blá...
Outros tipos de pena, como a prisão perpétua e a pena de morte poderiam muito bem serem aplicadas em casos de crimes hediondos. E a maioridade penal poderia diminuir também para 16 anos. Com essa idade o cara vota, faz filho, mas não pode responder por crimes?
Matar pessoas virou coisa banal. Eu sei do caso de gente que foi ameaçada de morte por ter pisado no pé de outro cara que tinha um revólver. Olha a que ponto chegamos...
Antigamente, você saía na mão com um cara e depois acabava, era só aquilo mesmo. Hoje se você esbarra ou pisa no pé de alguém errado, você corre risco, imagina se brigar...
E tudo começa na droga. Eu sei que ela destrói literalmente a família.
Acho que o Brasil tem esses problemas, porque aqui quem cria e aplica as leis, são os próprios bandidos.Eu não tenho a concepção do Maluf que diz que bandido bonzinho estupra mas não mata. E ao contrário do que dizem alguns outros políticos, bandido bom não é bandido preso, porque de dentro da cadeia eles mandam. Bandido bom, é bandido morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário