terça-feira, 1 de setembro de 2009

a política e a educação no Brasil, segundo Éder Felipe

Seguindo com a nossa serie de entrevistas, essa semana eu conversei com o intrépido Éder Felipe, que cursa o terceiro ano do ensino médio no colégio Tecno-Sert.
Paulinho, como é chamado, ficou conhecido por se irreverente e ter uma região glútea avantajada, fato que gerou comentários até por parte de professores.
Com uma carreira profissional nula, ele é vagabundo nato e boa-vida assumido. Apesar das gozações por parte dos amigos ele não se intimida e leva em frente a vida sem mudar seu jeito de ser.
Descontraído e sempre bem-humorado, ele bateu um super-papo sobre educação e política comigo.

O que você pensa a respeito do modelo educacional brasileiro?
Bom, o modelo educacional brasileiro hoje em dia, eu acho o seguinte: as pessoas estão pouco preocupadas em relação a educação mesmo. Eu acho que devia ter aí um pouco mais de dedicação em relação a educação. Ter um pouco mais de pensamento no futuro, que as nossas autoridades não estão tendo. Com o passar dos anos a educação no Brasil tem piorado bastante. Podemos citar por exemplo as escolas públicas, que têm uma péssima educação, uma péssima infra-estrutura. Acho que o problema é do sistema educacional como um todo.O governo peca muito com essa parte e acho que deveria ter um pouco mais de respeito.

Você acha que a mudança do ENEM é benéfica?
Eu acho que o ENEM está mais dinâmico. Não é preciso mais se locomover da sua cidade, e com isso os gastos diminuem bastante, e eu achei muito bom o ENEM.

Mas Édinho, e quanto aos vestibulares das universidades públicas, você acha justo o processo seletivo?
Falar em justiça eu não sei muito bem, mas eu acho assim, acho que a justiça é justa. Acho bem justo sim, acho que o nosso vestibular de universidades públicas, está dando mais chances a população carente, distribuindo cestas básicas e alimentos e isso não tinha nos vestibulares de antes, acho que isso foi muito benéfico pro nosso país pra nossa civilização e futuramente para os nossos filhos e para os nossos netos.

Você é contra ou a favor do sistema de cotas?
Olha, eu como tenho um amigo negro, o Gabriel, eu achei muito bom esse tipo de forma de inclusão para pessoas negras, pessoas com excesso de melanina na pele, ou seja, os pretos. Bom, eu que sim, sou sim a favor desse sistema de cotas

Mudando de assunto, vamos falar um pouco sobre política. Então Dedé, quando era candidato a presidência da república, Fernando Collor, atacava de forma explícita o então presidente José Sarney, chegando a chamá-lo de ladrão em um comício. Hoje o senador Fernando Collor é parceiro de Sarney e defende sua permanência na cadeira de presidente do senado.
Como você vê essa mudança de comportamento do Collor?
Eu com certeza não vejo isso com bons olhos, e acho que está ai mais prova de um político corrupto que temos na nossa sociedade e por isso que o nosso Brasil não tem melhorado, por isso que as nossas crianças estão na rua. Esse é um grande exemplo do nosso ex-presidente Fernando Collor ele sofreu um impeachment,e é isso.

O que você acha do bolsa família?
Eu acho que é um sistema muito bom, é muito eficaz o bolsa família, sabe?
Mas acho que funciona mais ou menos como a política do pão e circo. É uma tentaiva de botar panos escuros no que eles fazem de errado e ‘docilizar’ o povo. Eu acho que é mais isso mesmo.


Num contexto geral, você aprova o governo Lula?
o governo Lula para mim está sendo muito bom. Eu estou recebendo o bolsa família, o kit alimentação todos os dias, vale-transporte e o governo Lula está pagando a minha escola, meus pais, meus irmãos, meu amigo Gabriel, que é preto. Todo mundo.



As idéias expressas nessa entrevista são de Eder Felipe Serra Santana, não cabendo ao blog responsabilidade sobre as mesmas.

Um comentário:

  1. UHASuhAShUAHSuHASHUshAHsUAHsHSuA, grande eder, uma pessoa com uma intelectualidade fora do normal !

    ResponderExcluir