quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A Influenza política


Semana passada todos ficaram surpresos com a suspensão do início das aulas do segundo semestre das faculdades, institutos e escolas públicas. Aqui em São Paulo, não foi diferente. USP, Unicamp e UNESP resolveram iniciar ás aulas somente dia 17 de agosto, acatando uma resolução vinda do governo Federal, e repassada pelo governo paulista.
Entretanto, jogos de futebol, danceterias, bares e festas de rodeio não receberam nenhuma proibição ou restrição de funcionamento. Pelo que sei, o contágio da gripe ocorre bastante em locais com muita aglomeração. Entendo que um ambiente escolar tenha uma certa aglomeração, mas nada perto de boates, bares, jogos de futebol, festas de rodeio e outros tipo de lazer.
Parece-me que o governador José Serra, em um auspicioso plano para a chegada ao Palácio do Itamarati, remeteu-nos a um esboço da tão famosa Política do Pão e Circo do Império Romano. Não que ele esteja distribuindo comida, muito menos abaixando o preço dos alimentos, mas, em meio a uma tão alardeada epidemia de gripe A, veiculada rotineiramente pela mídia, mas que sinceramente é um centésimo do que divulgam, ele resolve privar os estudantes de aula, imaginando, como ocorre normalmente, a alegria estudantil, e reservando-os o direto de terem o seu lazer, quer seja sair em um barzinho, quer seja assistir o Palmeiras no Palestra.
Enfim, a estereotipação esperada por Serra de “Pai do Povo”, tão bem usada pelo populista GV, e por Lula, parece dar certo. Não se veicula na TV, tampouco nos jornais, a revolta dos estudantes de universidades paulistas. Mas sim, veicula-se os casos cada vez mais espalhados da doença, usando isso com uma justificativa da atitude de Serra.
Bem, claro que não é só em SP que ocorreu isso, em outros estados também, e curioso que MG, que não registrou nenhuma morte pelo que sei, tenha suspendido as aulas, sendo que Aécio Neves também pode ser candidato em 2010 à presidência.
Só por desencargo de consciência.Diziam que a gripe aviária estava ao mesmo pé que a gripe A. Mas, amigos leitores, onde se enfiou ela?Será que foi pra Sibéria, Ilhas Cayman,Canal do Borjador?Cadê?
Talvez,ela, como a gripe A não sejam esse monstro que andam dizendo...
Bem, nunca vi uma gripe influenziar de forma tão determinante na política e educação do país.


escrito por: Pedro loko Ancheschi

2 comentários:

  1. Só falta o Serra por fogo em São Paulo para esterelizar o ar

    ResponderExcluir
  2. hauhaua gostei mesmo!!!! mas aqui no mexico fecharon tudo mesmo ate as festas!!! que chato!! acho que gosto mais daquela coisa tipo romana hauahua

    ResponderExcluir